• novembro 2009
    S T Q Q S S D
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Governo Aécio Neves apresenta relatório Minas Gerais do Estudo de Competitividade Turística dos 11 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional

Governo Aécio Neves por maio da secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, apresenta nesta segunda-feira (23) para prefeitos, secretários municipais de Turismo, presidentes e gestores das Associações de Circuitos Turísticos, o resultado da média Minas Gerais do Estudo de Competitividade Turística dos 11 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O seminário de apresentação será realizado no Auditório Pirita, no Minascentro, a partir das 14h.

Os Destinos Indutores são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística, com atrativos qualificados, e ferramentas para atrair e/ou distribuir fluxo de turistas para seu entorno, dinamizando a economia da região. Em Minas Gerais, a Setur selecionou os seguintes Destinos Indutores: Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Maria da Fé, Capitólio, Araxá, Juiz de Fora, Camanducaia, Caxambu e Caeté.

O objetivo é realizar um diagnóstico detalhado e avaliar o grau da competitividade turística dos destinos, dentro dos princípios da sustentabilidade, para que os mesmos possam oferecer melhores produtos e serviços para o turista. Esta avaliação pode, inclusive, contribuir para a atração de delegações estrangeiras nesses destinos durante a Copa de 2014.

O estudo, realizado pela a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009, se dá por meio de questionário, com 600 perguntas, avaliando, em cada município, os seguintes aspectos: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.

Os critérios da Setur para a escolha dos 11 destinos em Minas Gerais foram: fazer parte de uma Associação de Circuito Turístico; estar inserido no Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos; representar um segmento turístico prioritário (bem-estar, rural, natureza e aventura, negócios, religioso, náutico e pesca esportiva, cultural); ter produtos comercializados pelo mercado; ter operadores receptivos participantes do Programa Minas Recebe; possuir infraestrutura básica e turística além de atrativos turísticos qualificados.

O projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico e Regional de Minas Gerais segue a Política Nacional do Ministério do Turismo que, em 2008, selecionou em todo o país 65 destinos turísticos com foco na recepção do turista internacional. Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, São João del-Rei e a capital Belo Horizonte foram os cinco destinos escolhidos pelo Ministério do Turismo e desde 2008 estão sendo avaliados pelo ministério.

Serviço:

Resultados de Estudo de Competitividade Turística dos 11 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional de Minas Gerais
Data: 23 de maio
Horário: 14h
Local: Auditório Pirita, Minascentro – rua Guajajaras, 1.022 – Centro/BH.

Deixe um comentário