• maio 2012
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Olimpíadas do conhecimento estimulam aprendizado dos estudantes mineiros

Estudantes mineiros tentarão manter o bom desempenho de Minas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Para as escolas da rede estadual de ensino, as olimpíadas do conhecimento representam a chance dos estudantes avaliarem seu desempenho e conquistarem não apenas medalhas, mas também saberes diversos. As competições são dedicadas a diferentes disciplinas, como Matemática, História e Língua Portuguesa e os alunos da rede estadual de ensino são destaque em muitas delas, por isso, devem ficar atentos ao período de inscrições das olimpíadas.

Até o dia 09 de maio, as escolas podem inscrever seus alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A competição tem entre seus objetivos despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física e proporcionar novos desafios aos jovens. Podem participar alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições devem ser feitas no site da competição. A Olimpíada é dividida em três fases e os melhores colocados têm a chance de participar de competições internacionais.

Outra competição que oferece aos estudantes a chance de participar de competições internacionais e está com as inscrições abertas é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A inscrição deve ser feita até o dia 10 de agosto no site da OBR. Em 2011, a Escola Estadual Afonso Pena Júnior, no município de São Tiago, conquistou quatro medalhas na etapa nacional da competição e este ano vai estimular os estudantes a participarem novamente.

“Vamos incentivar os nossos alunos a participarem da Olimpíada de Robótica. Nós percebemos que eles crescem mais quando participam das Olimpíadas do Conhecimento. No caso da robótica, sentimos que nossas equipes buscam cada vez mais conquistas. Uma das condições que a escola coloca para a participação dos alunos é que eles se empenhem em todas as disciplinas e não, apenas, nos conteúdos das exatas”, ressalta a vice-diretora da escola, Antônia Beatriz de Oliveira Silva.

Aluno destaque da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Lagoa da Prata, Guilherme de Souza Monteiro, irá participar da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). No dia 27 de maio, o estudante do 3º ano do ensino médio fará uma prova de 120 questões e já está se preparando. “Estou estudando bastante, todos os dias eu tiro um tempo para estudar. A escola me deu um livro de biologia e eu também acesso sites que me foram passados pela minha professora. Tenho costume de participar de competições. Já participei da olimpíada de Química e Física”, afirmou.

Guilherme também se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na última edição da competição, realizada em 2011, o estudante conquistou medalha de ouro. As inscrições para a Olimpíada deste ano já foram encerradas e os estudantes mineiros deram um show de participação. O Estado tem 2.017.608 alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio inscritos na competição. O número representa cerca de 10% dos participantes em todo o país, que está na ordem dos 19,1 milhões.

Clique aqui e conheça algumas das olimpíadas do conhecimento (arquivo PDF).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: