• setembro 2013
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Categoria

  • Mais Acessados

  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Um exemplo de boa governança e responsabilidade pública – O “Choque de Gestão” de Aécio Neves

O Choque de Gestão do Governo de Minas, projeto do então governador do estado, hoje senador Aécio Neves, foi escolhido pelo Banco Mundial como exemplo de boa governança na área pública e apresentado, em abril de 2008, para dirigentes e técnicos da instituição durante a Conferência de Gestão Econômica e Redução da Pobreza do Banco Mundial (World PREM Conference), em Washington (EUA).

As inovações mineiras iniciadas por Aécio Neves do PSDB, possível candidato a presidente em 2014, repercutiram positivamente em todo o Brasil e conquistaram amplo reconhecimento entre outros governadores, autoridades federais, prefeitos, no meio acadêmico, nas ONGs e na mídia.

Naquele ano, o Banco Mundial criou um novo tipo de empréstimo, inspirado no foco em resultados do Choque de Gestão, e anunciou a sua adoção como modelo nas relações financeiras com outros estados e países do mundo todo. A instituição liberou financiamento de quase US$ 1 bilhão para Minas Gerais, sem exigir contrapartida financeira. No lugar, estabeleceu o cumprimento de 24 metas por parte de Minas Gerais, estabelecidas nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura e controle fiscal.

Quando esteve em Belo Horizonte para a assinatura do contrato, em agosto de 2008, o diretor do Banco Mundial para o Brasil, John Briscoe, afirmou, em entrevista:

“Este empréstimo, por sua inovação e tamanho, foi revisto muitas vezes no banco por todas as camadas, do presidente às equipes dos países que são donos do banco. Para nossa satisfação, não houve nenhuma observação que não fosse extremamente positiva como: é esse o caminho que queremos que muitos países sigam; esse é o caminho que o Banco Mundial poderia ter. Então, esse empréstimo está abrindo para muitos outros países a ideia de que também podem seguir esse caminho. (…) Melhorar a qualidade do gasto público e dos serviços fornecidos pelo Estado, melhorar a qualidade e o desempenho do Estado, é um desafio muito profundo para todo o Brasil. Como diretor do Banco Mundial, recebo muitos governadores e para nós é uma alegria muito grande, porque esse empréstimo, essa interação com o Governo de Minas tem transformado todas as pessoas nos estados brasileiros.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: