• dezembro 2013
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Pesquisa do Ipespe: Dilma 43%, Aécio Neves 16% e Campos 12%

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Políticas e Econômicas, o Ipespe, a pedido do PSB, obtida por ÉPOCA, mostra que a presidente Dilma Rousseff venceria as eleições presidenciais no primeiro turno, caso fossem realizadas hoje. Num dos cenários, Dilma (PT) teria 43% dos votos, contra 16% do senador Aécio Neves (PSDB) e 12% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Em um segundo cenário, em que a ex-senadora Marina Silva disputaria as eleições pelo PSB, no lugar Campos, Dilma obtém 40%, e Aécio 16%, mesma pontuação alcançada por Marina. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de novembro, com 2 mil entrevistados, em 130 municípios de todas as regiões do país. Segundo o Ipespe, a margem de erro é 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento acrescentou um elemento geralmente ausente de pesquisas de opinião: o nome do candidato a vice-presidente na provável chapa. Ao explorar esse fator, o levantamento demonstra que o apoio da ex-senadora Marina Silva como cabo eleitoral do governador Eduardo Campos pode ser importante. Num cenário com a chapa composta pela presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer, a mesma de 2010, contra as hipotéticas dobradinhas Eduardo Campos/Marina Silva e Aécio Neves/José Serra, a chapa de Dilma ficaria hoje com 41% das intenções de voto. A dupla Campos/Marina ficaria com 18%, enquanto que a dupla tucana atingiria 17%.

O Ipespe também simulou a votação dos pré-candidatos quando associados a seus principais cabos eleitorais. Dilma, apoiada pelo ex-presidente Lula, tem 45% dos votos quando seu nome é claramente apresentado de forma associada ao do ex-presidente pesita. Eduardo Campos, apoiado por Marina, alcança 16% com a informação dessa associação, enquanto Aécio aparece com 15% quando o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é mencionado como seu principal apoiador.

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor não é submetido a um grupo de possíveis candidatos e apenas cita em quem votaria para presidente, Dilma Rousseff aparece com 19% das intenções de voto medidas pelo Ipespe. O ex-presidente Lula é o segundo, com 8%. Na sequência aparecem Aécio Neves, com 5%, Marina Silva, com 4%, Eduardo Campos, com 2%, e o ex-governador de São Paulo José Serra, também com 2%.

Segundo turno

Cinco hipóteses de segundo turno foram simuladas pelo Ipespe. Dilma Rousseff venceria, com folga, em todas em que aparece. Contra Aécio, Dilma teria 49% contra 25% do tucano. Contra Campos, Dilma teria hoje uma vitória ainda mais folgada: venceria por 51% a 22%. O cenário mais apertado para o PT, no segundo turno, seria contra Marina Silva, que alcançaria hoje 29%, contra 47% de Dilma. O instituto também simulou hipóteses de segundo turno entre os candidatos de oposição. Aécio venceria Campos, por 32% a 23%, e perderia para Marina, por 37% a 28%.

A menos de um ano das eleições, o nível de desconhecimento dos candidatos de oposição ao governo federal ainda é alto. Enquanto 91% declaram conhecer a presidente Dilma “bem” ou “mais ou menos”, apenas 38% conhecem “bem” ou “mais ou menos” o pré-candidato socialista, Eduardo Campos. Marina soma 60%, e Aécio Neves 55%. O Ipespe é dirigido pelo sociólogo Antonio Lavareda e sediado em Recife (PE).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: