• agosto 2014
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Propostas de gestão participativa marcam 1º dia de programa de Pimenta

Os principais fatos que marcaram a vida de Pimenta da Veiga foram apresentados aos mineiros no primeiro programa eleitoral.

Eleições 2014

Fonte: PSDB-MG

Pimenta da Veiga abre programas com proposta de gestão participativa

Primeira apresentação no Horário Eleitoral Gratuito no rádio e na TV destaca marcos na vida e na carreira pública do candidato a governador

Os principais fatos que marcaram a vida de Pimenta da Veiga foram apresentados aos mineiros, nesta quarta-feira (20/08), no primeiro programa eleitoral do candidato ao Governo de Minas, exibido nas emissoras de rádio e TV do estado. O líder da Coligação Todos por Minas priorizou, na estreia das inserções, mostrar sua trajetória pessoal e contar um pouco sobre sua origem, família e sua experiência como gestor, na Prefeitura de Belo Horizonte e Ministério das Comunicações.

Nascido em Belo Horizonte e filho de professores, Pimenta da Veiga enfatizou suas maiores motivações para o ingresso na política: a vontade de servir às pessoas e o anseio pela transformação social do país, que passou por anos de intensa repressão e violência durante a Ditadura Militar.

“Se alguém que não tenha prazer em servir as pessoas, não tem a vida como eu entendo que deva ser, absolutamente solidária e integrada. Apesar de perder meu pai ainda muito jovem, a vida dele foi muito forte para nós, era muito impregnado na vida dele o conceito de liberdade e democracia. E foi com esse exemplo que comecei minha vida pública, porque, como advogado, não conseguia conviver com as arbitrariedades do Regime Militar”, destacou.

Pimenta da Veiga foi eleito deputado pelo então partido MDB, sendo o primeiro parlamentar a denunciar, no Congresso Nacional, a farsa política criada para ocultar o atentado ao Riocentro, um plano frustrado do governo militar para silenciar a voz do povo, que clamava pela democracia. “Era um tempo em que a coragem pessoal era fundamental. Aliás, vida pública, sem coragem pessoal, é melhor não fazer”, afirmou durante o programa.

Experiência administrativa

Pimenta da Veiga afirmou que o mandato na Prefeitura de BH lhe reserva as melhores recordações da vida pública, como a criação do Propar, primeiro programa de orçamento participativo do país. Com ele, a população ganhou o direito de escolher como, quando e onde a verba da prefeitura seria investida. “O Propar foi a vontade que nós tínhamos de um programa participativo e que foi o meu maior acerto, porque era a ideia de consultar a população sobre o que devia ser feito. Então, nós levaríamos à população a disponibilidade financeira que tínhamos. E levaríamos as sugestões técnicas e discutiríamos com a população se aquilo que estava certo. Mas o curioso e o interessante é que nós terminávamos a reunião, marcando o dia de começar e de entregar a obra”, recordou.

Como ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga levou a todos os municípios do país agências dos Correios. Ao mesmo tempo, criou o Banco Postal e democratizou ainda o acesso à telefonia celular. Quando assumiu o Ministério, eram menos de 5 milhões de aparelhos, com linhas que chegavam a custar R$ 40 mil. Hoje, são mais de 300 milhões de aparelhos no país, uma ferramenta de comunicação que representa a inclusão social de milhões de brasileiros.

Ainda como ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga regulamentou o funcionamento das rádios comunitárias e agilizou as licitações no setor de radiodifusão, com mais de 2 mil geradores ofertados. Foi autorizado o funcionamento de mil rádios comunitárias.

Com toda essa trajetória, Pimenta concluiu o programa dizendo como pretende governar o Estado de Minas Gerais. “Ninguém faz nada sozinho. Cabe ao governante liderar o processo para envolver as pessoas e assim todo mundo participa. Você ouve os beneficiários e eles que vão dizer o que você deve fazer”, finalizou Pimenta.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: