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Aécio investiu em infraestrutura e mudou a realidade de Minas

Proacesso se tornou referência nacional por ser o maior programa rodoviário do País, idealizado durante a gestão de Aécio Neves.

Gestão eficiente em Minas

Fonte: Jogo do Poder

Investimento em infraestrutura rodoviária muda a realidade de Minas Gerais

Aportes garantiram aumento da malha pavimentada e satisfação do usuário dobrou

Acesso à educação, saúde, melhores condições de trabalho e aumento da renda passaram a fazer parte da vida da família Guimarães desde que o asfalto chegou à cidade de Carrancas, região Sul de Minas Gerais. Esta transformação se deve ao maior investimento concentrado em obras rodoviárias pelo Governo de Minas. No total, foram aplicados cerca de R$ 12 bilhões em infraestrutura rodoviária, que garantiram aumento de 45% de rodovias pavimentadas, saltando de 14 mil para 20,8 mil quilômetros.

A família foi beneficiada pelo Proacesso, programa que ligou municípios mineiros que antes só não tinham acesso por asfalto, aos principais eixos rodoviários e se tornou referência nacional por ser o maior programa rodoviário do País, idealizado durante a gestão do ex-governador Aécio Neves hoje, candidato à Presidência da República pela coligação Muda Brasil.

Para os produtores rurais Conceição e José Maria Guimarães, junto com o asfalto que ligou Carrancas a Itutinga, veio o aumento da renda e uma vida melhor para as filhas.

“Esta estrada mudou a nossa vida. Antes, demorávamos uma hora para chegar a Itutinga, hoje gastamos no máximo meia hora. Agora, levamos mais produtos para vender, como as polpas de frutas, ovos, feijão, abóbora, frango e galinha. Vai tudo na caixa e em cima da moto, faça chuva ou sol. Na época de chuva, por exemplo, a gente não trabalhava, era muito barro, impossível de chegar à cidade. Com o aumento da renda, trocamos até a nossa moto”, disse Conceição.

José Guimarães lembra que depois dos 26 quilômetros de asfalto, a família tem mais segurança e as filhas têm mais facilidade para chegar à escola.

Melhorou demais, a gente sai a qualquer hora do dia, sabendo que vamos voltar. Hoje minhas filhas não perdem um dia de aula e nós não perdemos um dia de venda, é mais dinheiro no bolso. Antes, era um problema, pois as vezes a gente ia e não tinha como voltar quando chovia”, comemorou.

O programa Proacesso contemplou 220 trechos de estradas estaduais, somando 5.458 quilômetros de estradas novas e seguras, facilitou o acesso à educação e saúde, e ainda contribuiu para o desenvolvimento econômico, o que beneficiou 1,9 milhão de mineiros.

Outras obras

Ligando todas as regiões do Brasil, Minas é considerado um Estado estratégico devido à sua localização. Por isso, além do Proacesso, o Governo de Minas investiu em outras iniciativas como o programa de Recuperação e Manutenção Permanente (ProMG), o Caminhos de Minas e melhoria em outras obras rodoviárias.

ProMG celebrou contratos de recuperação e manutenção contínua em 7.637 quilômetros de rodovias pavimentadas. A meta para 2014 é recuperar 435 quilômetros, totalizando 8.855 quilômetros desde o início do programa, em 2006.

Já o programa Caminhos de Minas vai continuar a pavimentação de estradas, promovendo integração entre os municípios jamais vista na história do Estado. No total do programa serão 251 trechos pavimentados ou requalificados, somando mais de 8 mil km de rodovias, beneficiando 307 municípios e aproximadamente 7,3 milhões de mineiros. Todas as regiões do Estado estão inseridas no planejamento e serão beneficiadas pelo programa.

Qualidade das estradas

Pesquisa realizada em 2013 comprovou o grau de satisfação dos usuários da malha estadual. O quantitativo de rodovias em ‘bom estado de conservação’ foi praticamente duplicado. Em 2002, 32% dos entrevistados alegaram ser ‘boa’ a situação da malha, no último ano, o percentual foi de 67.

De acordo com o deputado estadual e ex-secretário de Transportes e Obras PúblicasBonifácio Mourão, este percentual demostra que os recursos foram bem aplicados gerando desenvolvimento econômico e atraindo empresas para estas cidades que tinham muita dificuldade de gerar renda e emprego de qualidade.

“Os aportes do governo mineiro desde 2003 garantiram a melhoria da malha em todas as regiões do Estado, principalmente no Norte de Minas, uma região com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Estado, que saíram de uma situação de quase total isolamento, com a melhoria dos acessos que atingiram mais de 1.400 quilômetros. É um programa revolucionário, que traz uma mudança na vida das pessoas”, finalizou.

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