• dezembro 2014
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Manifestantes fazem faxinaço contra corrupção na Petrobras

Petrobras: Entre vassouras e baldes, para ‘limpar’ a empresa, os manifestantes carregavam cartazes pedindo o afastamento de Graça Foster.

Petrobras no limbo

Fonte: O Globo

Petrolão: ‘faxinaço’ vira protesto contra corrupção na Petrobras

Manifestações contra a crise na estatal pediram o afastamento de Graça Foster

Um grupo de cerca de 20 pessoas protestou na manhã dessa terça-feira em frente à sede da Petrobras, no Centro do Rio, contra a corrupção na estatal. A manifestação chamada “Faxinaço” aconteceu também em São Paulo. Entre vassouras e baldes, para ‘limpar’ a empresa, os manifestantes carregavam cartazes pedindo também o afastamento de Graça Foster da direção da Petrobras.

Pelos menos outras cinco cidades brasileiras haviam marcado protestos do mesmo tipo: São Sebastião, Belo Horizonte, Brasília, Vitória e Recife. A manifestação também estava prevista para acontecer em Houston, nos Estados Unidos.

— O objetivo não é reunir milhares de pessoas em uma passeata, é manifestar nossa indignação com o que vem acontecendo no nosso país com a nossa maior empresa — afirmou a estilista Adriana Baltazar.

Uma senhora de 69 anos, que não quis se identificar, afirmou que compareceu ao ato porque está “indignada”. Usando chapéu, óculos e brincos de pérolas, a idosa disse que não é a primeira vez que o grupo organiza protestos contra o atual governo. De acordo com ela, o primeiro ato aconteceu em 31 de julho de 2012, contra o mensalão, e desde então foram organizadas inúmeras manifestações do mesmo tipo.

— Estou indignada com o que está acontecendo no nosso país. Corrupção tem em qualquer lugar do mundo, mas ter um partido que se infiltra por todo o governo e coloca na principal empresa do país pessoas para roubarem, enquanto os serviços públicos são deficientes, (é inaceitável) — defende a aposentada, que não participou das manifestações de junho de 2013 porque estava viajando.

Durante o protesto, um grupo de turistas passou pelo local e foi informado sobre a reivindicação por uma das participantes do ato, que disse em inglês ‘A melhor empresa do Brasil’ e fez um sinal de negativo com as mãos. Militares da reserva também estiveram no ato.

EM SP, MANIFESTANTE USA MACACÃO DA ESTATAL

Cerca de 30 pessoas se reuniram nesta segunda-feira na Avenida Paulista, região central de São Paulo, para protestar contra a corrupção na Petrobras. Com baldes e vassouras, os manifestantes simularam um “faxinaço”. O ato simbólico de limpeza também estava marcado para acontecer no Rio de Janeiro, em Vitória, Recife, Brasília, São Sebastião (SP) e Houston (EUA).

Organizado pelas redes sociais por pessoas que se conheceram em manifestações contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff, os participantes vestiam camisetas e adesivos com a marca de uma mão com quatro dedos suja de preto e carregavam cartazes em português e inglês para “chamar a atenção da mídia estrangeira”, conforme explicou um dos manifestantes.

O técnico de estabilidade de plataformas petrolíferas Márcio Camargo, 54 anos, disse ter trabalhado dez anos na Petrobras e estar indignado com a corrupção institucionalizada na estatal. Ele foi ao ato com o macacão da empresa e levou sua empregada doméstica, também vestida com o uniforme.

— Minha funcionária é do interior da Bahia e, mesmo na limitação dela, ela é bem inteligente e tem entendido o que está acontecendo. Eu a convidei para me ajudar a segurar a faixa e ela gostou da ideia — afirma Camargo.

Shirley Xavier, 31 anos, funcionária de Camargo, afirmou que essa foi a primeira manifestação da qual ela participa mas que, a partir de agora, pretende ir em outras.

— Eu resolvi que agora vou participar mais porque o Brasil está uma baixaria, é muita roubalheira. É na Petrobras, no metrô, na saúde. Acho que o PT é um partido muito corrupto — disse Shirley.

Camargo contou que estava na plataforma da bacia de Campos (RJ), quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou a produção de um milhão de barris de petróleo. Na época, disse, não ouvia tantas histórias de corrupção na estatal como agora.

— Essa questão do empresariado (de pagar propina) sempre existiu, mas nunca dessa maneira tão devastadora. Corrupção sempre teve, em todos os partidos, mas o PT institucionalizou a corrupção.

Em meio aos gritos de ordem como “Graça nem de graça” e “fora, Mantega”, o advogado Mauro Scheer, 34 anos, afirmou que falta uma gestão profissional da Petrobras.

— Minha motivação para estar aqui é fazer algo para mudar o Brasil porque se não mudarmos o Brasil, teremos que mudar do Brasil. A Graça (Foster, presidente da Petrobras) é técnica, mas toda a diretoria é política. É preciso nomear profissionais na empresa para acabar com essa corrupção endêmica e resgatar o orgulho do nosso país — afirmou o advogado, que fez questão de dizer que é contra a intervenção militar no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: