• junho 2010
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Belo-horizontinos serão incentivados a conhecer os 65 destinos indutores brasileiros

Os 65 destinos turísticos indutores brasileiros serão apresentados ao público belo-horizontino por meio do Caminhão Destino Brasil, entre os dias 10 e 13 de junho, em Belo Horizonte. A ação promocional, que também irá capacitar profissionais do turismo, é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e tem o objetivo de despertar nos consumidores o interesse por viagens em destinos brasileiros.

Ilustração do Caminhão Destino Brasil

O primeiro dia da ação será exclusivo para profissionais do trade turístico. A programação conta com palestras, vídeos, atendimentos individuais, e orientação sobre o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo (Cadastur). As palestras acontecerão em quatro apresentações durante o dia: às 9h, 11h, 14h e 16h.

O caminhão cenográfico ficará estacionado em dois pontos estratégicos de Belo Horizonte. No dia 10 (das 9h às 18h) e no dia 11 de junho (das 10h às 20h) na Praça Savassi (Rua Pernambuco). Já nos dias 12 e 13 de junho na Lagoa da Pampulha (Praça Dino Barbiero), o caminhão estará aberto das 8h às 18h.

Viajando pelo Brasil

Adaptado com uma sala de cinema 3D e oito TVs de plasma, o veículo divulga lugares para se visitar, destinos de aventura e romance, curiosidades, gastronomia típica e opções para as férias. O público poderá “viajar” pelos Destinos Indutores e será estimulado a consumir os produtos turísticos brasileiros.

Além de interagir nos televisores com telas sensíveis ao toque e assistir aos filmes em 3D, o público também pode concorrer a uma viagem com acompanhante para um dos destinos apresentados. Basta fazer um vídeo de até 30 segundos, falando porque merece ganhar a viagem. O participante pode produzir o seu vídeo na tenda de apoio, que fica junto à carreta, ou filmar em casa e postar no site http://www.fotodestinobrasil.com.br. O vídeo mais criativo ganhará a viagem.

Os profissionais de turismo que quiserem participar das seções exclusivas ao trade podem se cadastrar pelo e-mail destinobrasil@turismo.gov.br ou comparecer diretamente no caminhão. Para o público em geral não há necessidade de cadastro e o acesso é gratuito.

Carreta Destino Brasil

A carreta de 13 metros de altura, já passou por quatro Estados brasileiros – RS, SC, PR e SP – e atraiu cerca de 25 mil visitantes. O Destino Brasil vai percorrer 18 municípios em seis Estados brasileiros.

Destinos Indutores

O Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo identificou, através de critérios técnicos, 65 destinos em todo o país capazes de induzir o desenvolvimento turístico em suas regiões. Esses destinos são trabalhados pelo MTur, em parceria com as secretarias estaduais de turismo e são analisados anualmente para alcançarem padrão de competitividade internacional.

Em Minas Gerais, foram definidos pelo MTur quatro destinos indutores e um destino referência: Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, além de São João del-Rei (referência no segmento de turismo de estudos e intercâmbio).

Seguindo a Política de Regionalização do Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais identificou outros 11 municípios mineiros para serem trabalhados como Destinos Indutores para padrão de qualidade nacional. São Destinos Indutores da Setur-MG os seguintes municípios: Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Camanducaia (Monte Verde), Caxambu, Maria da Fé, Caeté, Araxá e Capitólio.

Governador participa da abertura do Núcleo Amigo do Professor no Plug Minas

O governador Antonio Anastasia e a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, participam, nesta terça-feira (8), da abertura dos núcleos Amigo do Professor e Caminhos do Futuro, os mais novos centros de formação e experimentação digital a entrar em atividade no Plug Minas.

O Núcleo Amigo do Professor é resultado da parceria do Governo de Minas com o Instituto Unibanco, com o objetivo de formar e estimular professores, gestores escolares e futuros professores a usarem as mais avançadas tecnologias digitais em sala de aula.

O Núcleo Caminhos do Futuro funciona como uma galeria, aberta à comunidade, onde será exposto tudo o que for produzido no Plug Minas.

Inaugurado em junho do ano passado, o Plug Minas é um espaço voltado para a educação e formação profissional de jovens mineiros com idade entre 15 e 24 anos, matriculados na rede estadual de ensino. Com a abertura do Núcleo Amigo do Professor, os educadores também passam a ser atendidos pelo Plug Minas.

Serviço:

Evento: Abertura dos Núcleos Amigo do Professor e Caminhos do Futuro do Plug Minas

Local: Plug Minas, rua Santo Agostinho, nº 1.441, bairro Horto, Belo Horizonte

Data: 08/06/2010

Horário: 9h30

Começa em Belo Horizonte a 5ª Olimpíada do Fica Vivo!

Apresentação de basquete de jovens do NPC Morro das Pedras

Apresentação de basquete de jovens do NPC Morro das Pedras

Alegria e muita animação, com direito a gritos de guerra das torcidas, marcaram a abertura da 5ª Olimpíada do programa Fica Vivo! nesta segunda-feira (7), no ginásio do Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Dois jogos de vôlei abriram o campeonato e deram a vitória à equipe masculina NCR (NPC Nova Contagem) e à feminina Fênix (NPC Conjunto Felicidade), que jogaram contra os times Normais (NPC Betim) e União Barreiro (NPC Barreiro) respectivamente. Mas esse é apenas o começo. A competição vai até o dia 30 de junho e inclui futsal, futebol de campo, vôlei, basquete, handebol e taekwondo. No total, 2.853 atletas de 19 Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPC´s) de Belo Horizonte e Região Metropolitana irão participar da disputa divididos nas categorias sub 15, sub 18 e sub 24. Os vencedores receberão troféus e as tradicionais medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).

A superintendente de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Fabiana de Lima Leite, aponta a importância do projeto para garantir a mobilidade dos jovens na cidade, trabalhar o senso de responsabilidade e a cultura de paz. Além disso, os jogos servem de atrativo para que um grande número de jovens entrem no programa. “Muitos entram no Fica Vivo! para participar das Olimpíadas. Eles participam da dinâmica de treinamento, por meio da qual são trabalhados os valores do esporte e a responsabilidade”, explica a superintendente.

Jackson Chaves Roque, de 14 anos, é jogador de vôlei do NPC Nova Contagem e está cheio de expectativa para os jogos. “A gente está muito ansioso, querendo ganhar. Treinamos duas vezes por semana e vamos nos esforçar ao máximo pra fazer bonito”, diz. Ele dá a receita de um time campeão: “tem que ter raça, união e ser humilde”. O jovem, que já participa do Fica Vivo! há três anos, diz que aprendeu muito no programa. “Nas aulas de vôlei a gente não conversa só sobre esporte. Também aprendemos sobre drogas, sexo e violência”, diz.

O colega de time, Jefferson Fernandes dos Santos, de 15 anos, também quer ganhar, mas não acha que isso é o mais importante da olimpíada. “Eu aprendi sobre o respeito, a união e que não é só a vitória que fortalece um time”, afirma.

Na abertura da olimpíada também houve apresentação de basquete e dança de rua de jovens do NPC Morro das Pedras, além da execução do Hino Nacional por jovens do NPC Taquaril. O secretário-adjunto da Seds, Daniel Nepomuceno, esteve presente à solenidade.

Fica Vivo!
O programa Fica Vivo! é desenvolvido em 27 Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPCs) localizados em regiões da capital e do interior que concentram indicadores elevados de homicídio. Por meio de ações preventivas, o programa contribuiu para reduzir em até 50% o índice de homicídios nas áreas onde está instalado.

Apenas em 2010, foram realizados cerca de 15 mil atendimentos e 637 oficinas. Professores, chamados de oficineiros, fazem o acompanhamento dos participantes do programa desenvolvendo atividades esportivas, culturais e de lazer, além de cursos técnico-profissionalizantes e projetos institucionais, como exposição de grafites e própria olimpíada.

Governo de Minas divulga empresa vencedora da 2ª etapa das obras do Mineirão

O Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG) divulgou nesta segunda-feira (7), a empresa vencedora para a 2ª etapa da Obras de Reforma e Modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). A Detronic Desmontes e Terraplenagem S/A é a vencedora com a proposta de menor valor de R$ 2.957.900,81.

A 2ª etapa das obras prevê a demolição de parte das arquibancadas inferiores, entre os pilares 29 e 59, além das construções existentes entre o primeiro e o segundo fosso, como escritórios, banheiros e vestiários por exemplo. Haverá também o trabalho de escavação e rebaixamento do gramado em aproximadamente 3 metros.

Licitação

Duas empresas participaram do processo de licitação da segunda etapa das obras de reforma e modernização do Mineirão e apresentaram suas propostas à Comissão de Licitação do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG), no dia 26/05.

Durante a sessão, após a leitura dos critérios de análise, foram abertos os envelopes contendo a documentação relativa à fase de habilitação. Todas as duas empresas, Comim Construtora Ltda. e Detronic Desmontes e Terraplanagem S/A foram consideradas habilitadas. Em seguida, foram abertos os envelopes das propostas comerciais, sendo a empresa Detronic Desmontes e Terraplanagem a que apresentou o menor preço. O resultado será publicado nesta terça-feira (8) no Diário Oficial do Estado.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será realizada nesta terça

Alunos da rede pública de todo o país participarão, nesta terça-feira (8), da primeira etapa da VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2010). Cerca de 19,5 milhões de alunos de 44.717 escolas farão as provas em seus horários de aula. Em Minas Gerais, o número de estudantes inscritos ultrapassou a marca de dois milhões, distribuídos em 4.298 escolas. Das cinco edições já realizadas, o Estado liderou o número de medalhistas nos últimos quatro anos. Participam da competição alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Mineiros se destacam na Obmep
Minas Gerais conquistou o maior número de medalhas na V Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O Estado ganhou 776 medalhas, das três mil distribuídas. São Paulo ficou em segundo lugar, com 655 medalhas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 319. O primeiro lugar nacional do ensino médio ficou com o mineiro Cássio Henrique Vieira Morais, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – Coluni, em Viçosa, na Zona da Mata.

A classificação por categoria também apresentou Minas Gerais na ponta. Foram 71 medalhas de Ouro, contra 53 do Rio de Janeiro e 52 de São Paulo. Na categoria Prata, os alunos mineiros conquistaram 223 medalhas, os paulistas 203 e os fluminenses, 123. Com o Bronze foram 482 medalhas para Minas, 400 para São Paulo e 143 para o Rio de Janeiro.

A Obmep é realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa/MTC) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia recebe Paulo Herkenhoff

O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado recebe, nesta quarta-feira (9), às 19h, Paulo Herkenhoff, curador da exposição Onde a Água encontra a Terra e uma das maiores autoridades do país no campo da arte contemporânea. Neste encontro, gratuito, Paulo – que também é curador da Bienal de São Paulo – conversa com o público sobre a proposta da exposição e os trabalhos dos fotógrafos.

Onde a Água encontra a Terra leva o público a pensar e discutir as relações entre dois elementos da natureza (água e terra), passando por questões fundamentais da teoria da Cultura. As imagens registradas pela americana Carol Armstrong e pelos brasileiros Fernando Azevedo e Leonardo Kossoy propõem uma nova perspectiva para a abordagem da fotografia. A exposição fica aberta até o dia 27 de junho e a entrada é franca.

Serviço:

Evento: Encontro com Paulo Herkenhoff – exposição Onde a Água encontra a Terra

Data: 09/06/2010

Horário: 19h

Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (avenida Afonso Pena, nº 737, Centro, Belo Horizonte)

Entrada franca

Informação: (31) 3236-7400