• setembro 2009
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Alunos da rede estadual de ensino se tornam agentes de prevenção contra a gripe suína

Ciente da importância de conscientizar seus alunos sobre a Gripe A (vírus H1N1), a direção da Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte, resolveu tornar os alunos verdadeiros especialistas no quesito prevenção. As ações envolvem cartazes afixados nas paredes da unidade, distribuição de folhetos explicativos produzidos pelos professores, lembretes diários sobre os riscos de contágio e até uma avaliação.

No dia 18 de setembro, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio farão uma prova para testar os conhecimentos sobre a nova gripe. A avaliação, única para todos os alunos, será composta por seis questões abertas e fechadas. Os temas incluem desde os sintomas da gripe, passando pelos grupos de risco até os perigos da automedicação.

“As perguntas foram elaboradas a partir das dúvidas que os próprios alunos apontaram em sala de aula, em jogos de perguntas e respostas. Eles mesmos elaboraram a prova, mas ainda não sabem disso. A prova é uma maneira de incentivar os alunos a aprenderem sobre a gripe, os cartazes estão em toda a escola”, explica o diretor, Ermelindo Martins Caetano.

A prova é apenas uma das muitas atividades de prevenção à nova gripe na Paschoal Comanducci. Outra solução criativa encontrada para que os estudantes não esqueçam o que aprenderam foi a criação dos batalhões de saúde. Todos os dias, dois alunos de cada série, chamados de agentes, fazem uma ronda em todas as salas da escola para lembrar os colegas dos perigos do vírus H1N1. Em cada ronda, uma dupla diferente. E não se passa um dia sem que todas as salas recebam visitas dos agentes com os lembretes sobre prevenção contra a Gripe A.

Para o aluno Paulo Henrique de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, as ações praticadas na escola repercutem muito além dos muros da instituição. Ele garante que já aprendeu bastante sobre a gripe e disse que procura compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas. “Os agentes estão sempre reforçando essa questão da prevenção, e sempre que há uma nova informação sobre a gripe, todos os estudantes são avisados. A gente aprende também a tentar sempre compartilhar essas informações com outros fora da escola porque, garantindo a saúde do meu vizinho, do meu amigo, eu também estou garantindo a minha”. Segundo Paulo, os alunos estão tão bem informados sobre o H1N1 que nem se importam em fazer uma avaliação. “Independentemente dos pontos, a prova ajuda os alunos a gravarem os conhecimentos sobre a gripe e ninguém reclama. Todo mundo vai se sair bem”, afirmou.

A Escola Estadual Paschoal Comanducci participa de vários projetos promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), entre eles o Projeto Incluir, o Escolas em Rede e o Programa de Educação Profissional.

Deixe um comentário