• setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto participam de apresentação de corais

Governo Aécio Neves: Apresentação de corais para detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão PintoAs detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (CPFEP) assistiram, na tarde desta segunda-feira (21), a duas belas apresentações culturais no pátio da unidade prisional. O Coro Infantil da Universidade de Cauca, na Colômbia, formado por crianças e adolescentes, e o Coral Vozes da Cela, composto por detentos do Presídio de São Lourenço, no Sul de Minas, fizeram a alegria do público presente. Ambas as atrações fazem parte do Festival Internacional de Corais (FIC), que acontece de 18 a 27 de setembro de 2009, em Belo Horizonte e outras cidades mineiras.

Diretora do coro colombiano há 30 anos, Lucia Arciniegas conta que ficou emocionada ao saber que a apresentação seria em uma penitenciária. “É um face muito humana da organização do festival e uma oportunidade muito rica para os meninos coralistas. Fazer felizes as pessoas que estão neste momento de privação de liberdade não tem preço”, disse.

A jovem coralista Carolina Izquierdio, de 15 anos, ressaltou que, a cada dia, aprende coisas novas, e que cantar numa “prisão” foi uma experiência muito diferente. “Acho muito bonito não negar a essas pessoas a oportunidade de conhecer outros universos, nesse caso a nossa cultura colombiana”. Angela Benítez, também de 15 anos, não imaginou que fosse possível conhecer um lugar como o CPFEP. “Realmente nunca pensei que cantaria para um público especial como este, mas considero uma coisa muito bonita poder levar a nossa arte a essas mulheres”, completou.

No repertório do Coro Infantil da Universidade de Cauca, uma homenagem a Heitor Villa Lobos, personagem-tema do FIC deste ano, com a canção “De longe”. Também foram escolhidas as composições El Chambú, de Luis Nieto, Suite Colombia, com arranjos de Lucia Arciniegas, Colombia Tierra Querida, de Lucho Bermudez, e Clodomiro El Nãjo, de Mejía Godoy.

Após a apresentação do Grupo Colombiano, foi a vez dos integrantes do Coral Vozes da Cela. Os 400 km que separam São Lourenço da capital mineira não impediu que os coralistas fizessem uma animada performance. Com um repertório que partiu do clássico ao popular as detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto não conseguiam ficar quietas nos seus lugares. Batendo palmas e cantando, elas acompanharam atentas às cinco execuções: Coro dos Escravos Hebreus, da Ópera Nabuco, de Verdi; Conquista do Paraíso, de Vangelis; Canção da América, de Milton Nascimento; Esperando na janela, de Gilberto Gil; e Isto aqui, o que é, de Ary Barroso.

O recuperando Olívio Rodrigues Brentegani acredita que o mais importante é dar exemplo para as detentas, mostrando que a música pode transformar suas vidas. “Quem sabe não sai um grupo coral daqui, formado só por mulheres?”, sugeriu. Luiz Aurélio Alves Lima, outro recuperando, completou, destacando se tratar de “uma oportunidade pra que elas vejam que a música pode levar qualquer um pra qualquer lugar, não importa se estamos falando de pessoas livres ou de pessoas presas”.

O grupo Vozes da Cela também se apresenta, na noite desta segunda-feira, no Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais. Na terça-feira, às 20h, o coral integra as apresentações na Casa da Ópera, em Ouro Preto. No dia 27, domingo, os coralistas se despedem do FIC com números no Palácio de Justiça, às 9h30, e no Parque Municipal de Belo Horizonte, às 13h.

Sobre o Coral Vozes da Cela

Criado em maio de 2008, como parte de um projeto de ressocialização da Escola Prisional de São Lourenço, o grupo, embora amador, possui um potencial de voz excelente, sendo cada vez mais aprimorado pelo seu preparador vocal Tisso Montezzi. Além do maestro-titular José Henrique Martins, o grupo conta com o apoio do tecladista e arranjador Pablo Teixeira.

Em dezembro de 2008, o Coral participou da mensagem de final de ano, A Festa é Sua, exibida pela site da Rede Globo de Televisão. O grupo fez também a abertura solene do Canta Brasil, Festival Internacional de Corais de São Lourenço, edições 2008 e 2009, além de participar de eventos na cidade de São Lourenço e região.

O Coral Vozes da Cela apresentou-se duas vezes em Belo Horizonte: na abertura da Conferência Nacional de Segurança Pública – Etapa MG, e na 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. O currículo do grupo também conta com apresentações para o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e para o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

About these ads

3 Respostas

  1. Meu ponto de vista a juiza devem soltar Dayane Souza , pois a mulher é ultima saber se homem tem amante.

    Tem que prender quem assasinou Eliza.

  2. Eliza não vai poder ver seus familiares.
    Eliza não vai mais sorrir.
    Eliza é humana.

    Os assasinos vão poder ver seus familiares.

  3. Solicitamos que no proximo governo da Dilma toma providencia mais rigoroso, pois em cada estado estão assasinando pessoas e desaparecendo, inclusive no Estado de São Paulo, parece que estamos numa democracia branca.
    Agradecemos a juiza Marixa, Delegados, Policiais, pela investigação do assasinato de Eliza.
    Se não a moda esta pegando.
    Tem muitos assasinos solto.
    Devem aumentar o efetivo de investigação da Policia Militar P2, com urgencia em todo estado,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: