• setembro 2009
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categoria

  • Mais Acessados

  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Governo Aécio Neves: atrativos turísticos de Minas serão destaque nos Estados Unidos e na França

Os atrativos turísticos de Minas Gerais serão destaque durante o mês de setembro nos Estados Unidos e na França. O Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Turismo leva, a partir desta terça-feira (22), os principais produtos turísticos do Estado para o Workshop da Embratur, nos Estados Unidos, e participa do evento IT&ME, em Chicago. E, entre os dias 22 e 25 de setembro, a Setur apresenta os roteiros turísticos do Estado na a Top Resa – Paris International Travel Market, na França.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, nos últimos três anos o Governo de Minas, por meio da Setur, tem intensificado suas ações de promoção e divulgação nos principais mercados internacionais que tem ligação aérea com Minas Gerais. Neste período foram investidos cerca de R$ 11 milhões em promoção, capacitação, participação em feiras e eventos e na recepção de jornalistas e operadores de turismo para presstrips e fumtrips (viagens de familiarização e reconhecimento para jornalistas e operadores, respectivamente).

“Minas Gerais é a melhor opção para compor com outros destinos turísticos brasileiros que oferecem os atrativos sol e mar. Em nosso Estado, o turista poderá encontrar roteiros que contemplam natureza, história, cultura e negócios – sempre atrelados à boa gastronomia”, afirma. Ainda de acordo com a secretária, a Setur tem trabalhado para fortalecer a formação de novas parcerias, geração de novos negócios com agentes e operadores de turismo, visando ampliar o fluxo de turistas internacionais. “Nossa meta é manter, com boa taxa de ocupação, os voos internacionais que ligam Minas ao exterior”, explica Drumond.

Desde 2008, Minas Gerais está interligada diretamente, via área, com importantes mercados emissores do turismo internacional. A American Airlines, desde novembro, oferece três vôos semanais na rota BH/Miami. Por meio da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), Belo Horizonte possui ligação área direta com a Europa através do vôo BH/Lisboa, com conexões imediatas para França, Itália, Espanha, Alemanha, dentre outros. E também a Copa Airlines interliga Belo Horizonte, sem escalas, com a Cidade do Panamá, na América Central.

Promoção nos EUA

Os workshops da Embratur nos Estados Unidos, que serão realizados em Boston, Washington e Chicago (dias 22, 24 e 28, respectivamente), têm como objetivos ampliar o número de operadores estrangeiros que comercializam produtos turísticos brasileiros. A Secretaria de Estado de Turismo participa também do evento IT&ME, que será realizado em Chicago entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Trata-se de uma feira voltada para o mercado de negócios, eventos e incentivo. Em sua 67ª edição, serão convidados 10 mil compradores, ampliando assim, a divulgação dos expositores e dos produtos oferecidos.

Dados da Embratur apontam que em 2008 cerca de 630 mil norte-americanos desembarcaram no Brasil motivados por turismo de lazer, negócios ou visita a parentes e amigos. A empresa aponta ainda que o turista norte-americano tem gasto médio diário de U$ 74,7 no Brasil. Já o turista de lazer, permanece em média 13,9 dias no país com gasto per capita dia de U$ 99,1. Dentre os turistas norte-americanos, 47,4% hospedam-se em hotéis, flat ou pousadas e 38,4% ficam em casas de amigos ou parentes.

Os Estados Unidos estão entre os países prioritários na política de promoção e incentivo à comercialização do Governo de Minas, prevista nas ações do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos.

Mercado França

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais participa da Top Resa – Paris International Travel Market, entre os dias 22 e 25 de setembro, em Paris, onde produtos turísticos mineiros serão apresentados para o mercado francês. A iniciativa conta também com a participação da Master Turismo.

Consolidado como um evento que atrai compradores e formadores de opinião de diversos países – prioritários para o turismo brasileiro -, a feira Top Resa garantirá visibilidade ao Estado. Segundo a organização, evento é ideal para promoção e divulgação para o mercado local. Na programação da feira, estão previstos lançamentos de produtos, apresentações, oficinas de formação e estudos.

Além da participação mineira, também estarão presentes no estande da Embratur os principais destinos turísticos brasileiros e as maiores empresas do setor no país. Durante os quatro dias de evento, são esperados cerca de 20 mil visitantes.

Após o evento em Paris, a Setur segue viagem para Nice, Marseille e Lyon, entre os dias 28 e 30 de setembro, respectivamente. O objetivo, desta vez, será a promoção de produtos, serviços e destinos turísticos no Roadshow do Brasil na França. O evento é realizado em forma de circuito, onde a cada dia uma cidade é percorrida. Apresentações da nossa gastronomia, história e cultura, organizadas especialmente para operadores e agentes de viagem, incentivam a comercialização dos destinos turísticos mineiros.

Deixe um comentário