• novembro 2009
    S T Q Q S S D
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Unimontes é destaque em mais uma avaliação nacional

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresenta desempenho de destaque em mais uma avaliação oficial. O curso de Tecnólogo em Sistemas Biomédicos, primeira graduação nesta área em Minas Gerais, oferecido em parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), recebeu o conceito “A” em avaliação promovida na semana passada, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

“O conceito máximo é consequência do idealismo, da competência e do comprometimento de todos os envolvidos”, observa o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Ainda de acordo com o reitor, “por dever de justiça, é necessário enaltecer a valiosa parceria entre a Universidade e a Facit, pois a participação daquela instituição contribuiu, sem dúvida alguma, para alcançarmos os resultados positivos”, completou.

Por sua vez, o presidente da Fundação Educacional de Montes Claros (Femc) – mantenedora da Facit -, Ariovaldo de Melo Filho, considera o momento de dupla felicidade. “Estamos satisfeitos não apenas pelo conceito máximo. A avaliação positiva atesta o reconhecimento depositado pela Unimontes à Faculdade de Ciência e Tecnologia e serve de estímulo para que as duas instituições possam se unir em novas parcerias, inclusive mais arrojadas e mais audaciosas”, considerou. Ele entende que o curso vem cumprindo seu objetivo, “contribuindo para o setor de saúde da região, sobretudo por oferecer mão de obra extremamente qualificada”.

Segunda turma do país

Há somente cinco cursos de graduação na área de Sistema Biomédicos em funcionamento no país, sendo que a turma de Montes Claros será a segunda a ser graduada para esta nova profissão. As atividades tiveram início há quase dois anos, sob a coordenação do professor Éber Rodrigues dos Santos, com aulas diárias nas salas e nos laboratórios da Facit, com 50 alunos regularmente matriculados. A conclusão do curso acontecerá em 2010.

O profissional graduado vai atender a um dos mercados de trabalho mais promissores na área de saúde, tendo em vista que o tecnólogo em Sistemas Biomédicos é responsável pela avaliação e inspeção dos equipamentos específicos de hospitais e clínicas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está elaborando uma nova legislação que, quando aprovada, vai restringir ao tecnólogo e ao engenheiro médico a responsabilidade desse trabalho de aferição dos equipamentos hospitalares, tais como ultrassom, ressonância magnética, entre outros.

Segundo a coordenadora do curso, professora Nair Amélia Prates Barreto, uma vez firmada a parceria Unimontes/Facit, o curso foi implantado a partir de diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ela observa ainda que, “com as atividades em pleno andamento, o Conselho Estadual de Educação confirma o cumprimento por parte das instituições de todos os quesitos necessários ao bom funcionamento do curso como, por exemplo, infraestrutura, qualificação do corpo docente, produção intelectual e pesquisa, bibliografia, dentre outros itens”.

O projeto pedagógico do curso foi elaborado pelos professores da Facit e do departamento de Fisiopatologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), sendo aprovado pela Câmara de Graduação e, por último, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes.

Deixe um comentário