• janeiro 2010
    S T Q Q S S D
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Governo Aécio Neves: educadores têm até sexta para inscrição no programa Cidadão Nota Dez de alfabetização de jovens e adultos no Norte de Minas

O programa de alfabetização de jovens e adultos atendeu mais de 50 mil pessoas no Estado em 2009, vai para a sétima fase e informa que o cadastramento para os alfabetizadores Nota Dez termina nesta sexta-feira (15).

O Cidadão Nota Dez, criado para diminuir os níveis de analfabetismo no Brasil, é coordenado no Norte de Minas pelo Sistema Sedvan/Idene, formado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e iniciou suas atividades em 2003.

“O Cidadão tem o objetivo não só de alfabetizar, mas de ensinar a ler e escrever, interpretar, além de realizar as quatro operações matemáticas básicas. É uma oportunidade para aqueles que não puderam estudar e que agora tem a chance de serem alfabetizados”, afirma articulador do programa no norte de Minas, João Luiz Paula da Costa.

As ações do Programa são desenvolvidas no sentido de fortalecer os agentes sociais, contribuindo para uma cidadania ativa. “Estamos trabalhando para tirar essas pessoas do anonimato, inserindo-as na sociedade, por meio da alfabetização básica”, destaca o diretor do Idene no Norte de Minas, Edson Ferreira do Couto.

Em 2010, o Cidadão Nota Dez pretende atender mais de 120 mil pessoas em Minas, levando informação às pessoas que ainda estão excluídas da sociedade, inclusive permitindo um maior contato com o mundo globalizado.

Cada fase do programa tem duração média de oito meses e usa o método “Ver, julgar, agir e rever”, do educador Paulo Freire. São trabalhadas práticas pedagógicas de acordo com o contexto sociocultural dos alunos que, em sua maioria, são idosos e de baixa renda.

Dentro do Cidadão é desenvolvido o Projeto Literário que proporciona para um maior contato com a cultura e a leitura. Em 2009, foram trabalhados os livros da coleção “Literatura para Todos”, do governo federal, composta por contos, poesias e novelas.

Cadastro de Alfabetizador

Quem estiver interessado em ser um Alfabetizador Nota Dez, na zona rural, deve formar turmas de no mínimo nove pessoas e ter concluído ou estar matriculado no terceiro ano do Ensino Médio. Já para a área urbana, o alfabetizador deve ter o Ensino Médio completo e formar turma com, no mínimo, 16 alunos. Ele receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 250,00. Mais informações podem ser obtidas nos escritórios do Idene ou no site www.cidadaonotadez.com.br.

Deixe um comentário