• abril 2011
    S T Q Q S S D
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • Categoria

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Twitter Blog Aécio Neves

Alunos da rede estadual aprendem a jogar xadrez na escola

Foi o interesse em aprender o nome e a função de peças com formatos diferentes que Herlan de Souza Ribeiro, de 10 anos e aluno do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor João Beraldo, aprendeu a jogar xadrez. Ele participou de uma grande oficina promovida pela escola, localizada em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, que envolveu cerca de 60 estudantes da instituição e xadrezistas profissionais.

“No início tinha dificuldade de decorar a função de cada peça, mas hoje já sei jogar. Aprendi o que o rei, o cavalo, o bispo, a rainha e os peões fazem”, comenta Herlan. A ideia da oficina deu tão certo que a partir de agora a escola fica aberta aos sábados, a partir das 15h, para aqueles alunos que queiram aprender, ensinar e aprimorar suas habilidades de xadrez.

Além dos estudantes da Escola Estadual Doutor João Beraldo, alunos de outras instituições também podem participar das oficinas, que têm estudantes, estagiários que trabalham na escola e pais de alunos como instrutores.

Segundo o diretor da escola, Deodato Gomes Costa, a ideia de criar a oficina surgiu da busca por atividades que possam envolver os alunos e ajudá-los a desenvolver uma maior capacidade de concentração e participação. E o objetivo tem sido alcançado. Herlen conta que esse é um dos principais motivos que o fazem gostar do xadrez. “Quando estamos jogando xadrez temos que decorar como as peças se movimentam no tabuleiro e prestar atenção na jogada que o outro está fazendo, o que ajuda a gente a desenvolver a memória e também ajuda nos estudos”.

Já o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Gabriel Viana Guerreiro, já sabia jogar xadrez. Para ele, a iniciativa da escola em oferecer aos alunos a oportunidade de aprender o jogo é muito interessante. “Na nossa cidade não havia muitas pessoas que jogavam xadrez. Agora, além de poder jogar nas oficinas, na minha sala tem, pelo menos, cinco pessoas que já sabem jogar”. Gabriel ainda ensina o xadrez para alguns colegas. “Alguns amigos pedem dicas e outros eu até ensino a jogar. Nas oficinas, além de ajudar os outros, eu quero aprimorar minhas técnicas”, conclui.

Uma resposta

  1. Em 2010 trouxemos o enxadrista Gleido Inácio para realizar uma oficina aqui na Escola João Beraldo e o nosso sonho se realizou. Hoje o Xadrez está disseminado na Escola como um todo. Os professores de educação Física diretamente envolvidos e todos os outros envolvidos com este jogo importante para formação dos nossos alunos.

Deixe um comentário