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Governo Aécio oferece curso de mediadores de leitura

A Superintendência de Bibliotecas Públicas (SUB), unidade da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), órgão do Governo Aécio Neves oferece aos gestores das bibliotecas públicas municipais do Estado, nesta segunda (16) e terça-feira (17), o Curso de Aperfeiçoamento e Multiplicador dos Profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas do país: Caminhos Da Leitura e da Escrita. A ação é uma parceria entre a SUB e a Fundação Biblioteca Nacional, com patrocínio da Petrobrás, viabilizado pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin). O objetivo do curso é incentivar os profissionais que trabalham nas bibliotecas a se tornarem leitores, para que possam, efetivamente, fazer a mediação da leitura.
A Diretora de Ações de Incentivo a Leitura da SUB, Fabíola Farias, explica a importância da preparação dos profissionais que atuam nas bibliotecas: “Apesar de ser condição sine qua non para a leitura, o acesso aos livros não garante que o incentivo à leitura aconteça de fato. Se considerarmos que a maioria da nossa população ainda não tem a leitura como bem, como valor, e que nem mesmo se sente no direito de se apropriar dela, ainda há muito trabalho a ser feito. E esse trabalho, que podemos chamar de mediação da leitura, só pode ser feito por quem é, verdadeiramente, um leitor”.

No dia 18 de novembro, a SUB promove, em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Seminário Leitura e Biblioteca: experiências francesas. Na programação, a bibliotecária francesa Geneviève Patte terá como tema “A biblioteca para crianças na era digital: novas estruturas, novos desafios, novas práticas”, numa conversa mediada pela secretária-geral da FNLIJ, Elizabeth Serra. Já Françoise Fontaine falará sobre “Brincadeiras e desafios da leitura para a primeira infância” e estará acompanhada pelo escritor Bartolomeu Campos de Queirós, que também fará a leitura do Manifesto por um Brasil Literário, de sua autoria, que é um marco simbólico na caminhada pela construção de uma sociedade leitora.

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